D

Dra. Rosemary Aparecida Rutkowski Soler

Fisioterapeuta, Acupunturista e Terapeuta Holística

c

CONHEÇA A CONPAFIS

A CONPAFIS - Consultoria em Novos Paradigmas em Fisioterapia e Saúde foi criada por Rosemary Soler, fisioterapeuta neuropediatra, acupunturista e terapeuta holística, para oferecer a seus pacientes um serviço especializado, personalizado e integral.

Todo e qualquer atendimento realizado visa a reabilitação do ser humano como um todo, unindo as técnicas da fisioterapia com o conhecimento holístico de várias terapias complementares.

OBJETIVO DO BLOG

Este Blog foi criado para apresentar os SERVIÇOS OFERECIDOS pela CONPAFIS e, ao mesmo tempo, promover discussões sobre temas que envolvam a CURA INTEGRAL do ser humano. Por isso, sua opinião é muito importante! Aguardamos seus comentários. Até a próxima postagem!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

45 - MERIDIANOS PRINCIPAIS


Meridiano é um dos nomes pelos quais são conhecidos os "canais de energia" (Jing Luo), utilizados na acupuntura e outros métodos terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Estes canais, são citados abundantemente na literatura chinesa. Segundo esta literatura, existem vários tipos de energias que percorrem o corpo. A energia que recebemos de nossos ancestrais, a energia que adquirimos pelo ar e alimentos, que circula internamente, e a energia protetora, que circula mais externamente.

Os meridianos são os canais por onde estas energias percorrem o corpo. Através de estímulos em determinados pontos dos meridianos, pode-se reequilibrar as energias do corpo e dos órgãos.

Os Meridianos Principais, também conhecidos por regulares, existem em pares (bilaterais - um para cada lado direito/esquerdo do corpo), são em número de 12 pares e estão relacionados com órgãos, vísceras ou funções. 

As energias percorrem os meridianos por uma ordem específica (Pulmão, Intestino Grosso, Estômago, Baço-Pâncreas, Coração, Intestino Delgado, Bexiga, Rim, Pericárdio/Circulação Sexo, Triplo Aquecedor, Vesícula-Biliar e Figado) e têm um sentido determinado, em relação as divisões do corpo: cabeça, tronco e membros. 

Na visão da MTC, o fluxo da energia segue os seguintes sentidos:
·         do tronco para as mãos,
·         das mãos para cabeça,
·         da cabeça para os pés,
·         dos pés para o tronco (e novamente para as mãos).

Há um aumento do fluxo das energias pelos Meridianos Principais, em uma sequência horária específica: Pulmão (3-5h), Intestino Grosso (5-7h), Estômago (7-9h), Baço-Pâncreas (9-11h), Coração (11-13h), Intestino Delgado (13-15h), Bexiga (15-17h), Rim (17-19h), Pericárdio/Circulação-Sexo (19-21h), Triplo Aquecedor (21-23h), Vesícula Biliar (23-1h) e Fígado (1-3h).

Esta visão geral, permite-nos verificar que existe uma relação natural (seqüência) entre o fluxo da energia que passa pelos meridianos. Assim um bloqueio da energia no meridiano do Pulmão pode diminuir a energia do meridiano subseqüente ou seja o meridiano do Intestino Grosso.

Existem muitas outras relações entre os meridianos. Estas relações formam os princípios e técnicas de tratamento utilizados na acupuntura, do-inshiatsu e outras forma de tratamento, baseadas nos meridianos.

Basicamente, todas as técnicas e princípios visam o reequilíbrio das energias dos meridianos e do corpo como um todo.

Conheça mais informações sobre os Meridianos Principais nos seguintes videos:

Videos dos 12 Meridianos Principais: 
(Publicados originariamente em www.wdielly.com.br/meridianos.php)

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...